Palestrantes

Palestrantes

Alana de Paiva Nogueira Fornereto


Possui graduação em Terapia Ocupacional pela USP-Ribeirão Preto (2007), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos. Possui especialização profissional em Terapia Ocupacional em Saúde Mental pelo CREFITO 3 e pelo Método Terapia Ocupacional Dinâmica (MTOD). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, atenção básica e ciência, tecnologia e sociedade. Mãe de uma menina.

Alexandre de Assis Bueno


Graduado em Enfermagem. Pós-graduado em Administração Hospitalar e Gerenciamento. Mestre na área de Gestão Participativa pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto. Doutorando pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo na área de Gestão do Cuidado em Instituições de Longa Permanência para Idosos com Doutoramento Sanduíche em Tomada de Decisão pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC). Coordenador da Área de Cultura Organizacional da Rede de Pesquisa-ação Participativa em Saúde nas Comunidades e Países de Língua Portuguesa com foco nas Universidades Promotoras de Saúde. Docente da Universidade Federal de Goiás- Regional Catalão, nas disciplinas de Gerenciamento e Gestão em Saúde e Enfermagem I e II e Tecnologias da Educação em Saúde II do curso de Bacharelado em Enfermagem. Atuou como Coordenador do Curso de Enfermagem e Chefe do Instituto de Biotecnologia (IBiotec/UFG/RC).

Amarilio Ferreira Junior



Amarilio Ferreira Jr. é Professor Titular do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Realizou doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e estágio de pós-doutorado em História da Educação no Institute of Education da University of London (Bolsa FAPESP). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (mestrado e doutorado), com ênfase em História, Filosofia e Sociologia da Educação. No âmbito da pesquisa tem produzido nas seguintes temáticas de História da Educação Brasileira: educação jesuítica colonial, políticas educacionais da ditadura militar e movimento sindical dos professores da escola pública. O professor-pesquisador defende a universidade pública, laica, gratuita e de qualidade.

Ângelo Brandelli



Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e coordenador do Grupo de Pesquisa Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Psicologia Social e em Psicologia em Saúde, mestre em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI/UFRGS), doutor em Psicologia (PPGPSICO/UFRGS) e com estágio pós-doutoral no PPGPSICO/UFRGS. Atualmente é Conselheiro Titular do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRP/RS) e pesquisador associado do Programa de Identidade de Gênero do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Atua como consultor da UNAIDS, e já atuou como consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS-OMS) junto ao Ministério da Saúde na Cooperação Interfederativa para o HIV/AIDS do Rio Grande do Sul. Foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no programa HIV e as Cidades, junto à Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, e consultor da UNESCO no Programa de Prevenção à Violência junto à Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, coordenando a criação de Política Estadual de Saúde da População LGBT. Desenvolve pesquisas nas áreas de psicologia social e da saúde, com ênfase em preconceito e atitudes sociais, sexualidade, gênero, HIV/Aids, e saúde integral da população LGBT.

Gisele Zutin Castelani



Licenciada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Hermínio Ometto (Araras), mestrado em Gestão em Organizações e Sistemas Públicos pela Universidade Federal de São Carlos. Servidora técnica administrativa do quadro da UFSCar - Campus Araras desde 1994. Tem experiência na área de gestão, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, diversidade, mulheres, respeito e discriminação. Membro da Diretoria Colegiada do SINTUSCar nas gestões 2017-2018, 2019-2020.


Gustavo Emanuel Cerqueira Menezes Junior



Enfermeiro, especialista em Saúde Mental, sob forma de Residência Multiprofissional em Saúde pela Universidade do Estado da Bahia. Mestre em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Atualmente atua como docente Assistente A, em regime de dedicação exclusiva, na Escola de Enfermagem da UFBA. Coordena o Grupo de Trabalho em Saúde Mental do Conselho Regional de Enfermagem - Bahia. Doutorando em Saúde Comunitária.

Jair Barbosa Neto


Possui graduação em Medicina (2002), mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica (2008) e doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica (2014), todos pela Universidade Federal de São Paulo . Atualmente é professor adjunto B1 de saúde mental do departamento de medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: Transtorno do estresse pós traumático, neuropsicoendocrinologia do estresse.

José Nelson Martins Diniz



Farmacêutico Bioquímico da USE - UFSCAR há 15 anos, formado pela Universidade de Marília, Especialista, Mestre e Doutor em Biociências e Biotecnologia aplicados à Farmácia (UNESP - AQA), Especialista em Saúde da Família (UFSCAR), Especialista em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica (AFAR UNESP AQA), Especialista em Medicina Chinesa (CREAT AQA e IBRAM Ribeirão Preto), Especialista em Farmácia Estética (FATESA – Ribeirão Preto).

Luciana Togni de Lima e Silva Surjus



Terapeuta Ocupacional, especialista em Saúde Pública. Mestre e Doutora em Saúde Coletiva. Professora do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Baixada Santista. Atualmente é coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Diverso: Saúde Mental, Redução de Danos e Direitos Humanos. Compôs a equipe de Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde. Foi consultora da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Coordenou a Saúde Mental de Sorocaba-SP durante o processo de desinstitucionalização. Foi Diretora de Ações de Saúde de Jundiaí. Coordenadora do Centro Regional de Formação em Políticas sobre drogas e Direitos Humanos.

Ludmila V. M. Rentas



Professora de Hatha Yoga, aluna do 6° período do curso de Agroecologia no campus Araras, mãe de um menino de cinco anos, membro do coletivo Pés Vermelhos de Permacultura e Agrofloresta. Atualmente faz parte do grupo de pais e mães do campus da Ufscar Araras, que tem como objetivo auxiliar os estudantes que têm filhos com mobilizações que promovam o bem estar e a saúde dos pais e das crianças e assegurem o direito desses quanto a ocupar a universidade pública.


Mario F. Juruena



Juruena é formado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do RS. Realizou residência em Medicina de Familia e Comunidade no Centro de Saúde Escola Murialdo da Escola de Saúde Pública- RS. Concluiu residência em Psiquiatria e Curso Interdisciplinar de Especialização em Saúde Mental da Escola de Saúde Publica do RS/Hospital Psiquiátrico São Pedro. Realizou mestrado (MPhil) na Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP/EPM, concluiu 2o mestrado (MSc) em Affective Neuroscience, na Universiteit Maastricht (Holanda). Completou treinamento em Psicoterapia Cognitiva pelo Beck Institute for Cognitive Therapy and Research, especialista pela FBTC (Dip CBT). Prof. Dr. Juruena concluiu seu doutorado (PhD) em Psiquiatria na Universidade de Londres. Desenvolveu Pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria do Kings College London e programa de Pós-doutorado na Universidade de São Paulo. Foi professor da PUC-RS, UFCSPA e coordenou o Programa Estresse, Trauma e Doenças Afetivas (EsTraDA) da Universidade de São Paulo (USP), sendo Pesquisador com Produtividade em Pesquisa do CNPq. Atualmente é Professor de Psiquiatria no Centro para Doenças Afetivas do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociências do Kings College London, onde coordena o Research Project do MSc in Affective Disorders. Sendo também Consultant Psychiatrist (SARCPsych) lider do Maudsley Advanced Treatment Service no South London and Maudsley NHS Foundation Trust.

Natália Pressuto Pennachioni



É estudante de enfermagem e atua como diretora do seu centro acadêmico e do diretório central dos estudantes.


Rachel Gouveia Passos


A Raquel é Assistente Social; Pós-Doutora em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Sua atuação acadêmica,
profissional e política é direcionada para os seguintes temas: Saúde Mental, Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial; Luta Antimanicomial e o Feminismo Marxista Interseccional; Saúde Mental e as Relações Sociais de Gênero, Raça e Classe; Relações Sociais de Gênero e Étnico-Raciais e o Trabalho de Care;Trabalho do Assistente Social na Política de Saúde e Saúde Mental; Saúde Mental, Racismo e Sofrimento. 

Rosana Teresa Onocko Campos



Ela possui graduação em Ciências Médicas pela Universidade Nacional de Rosário (1986), residencia médica em Medicina Interna também pela UNR (1989), Especialização em gestão hospitalar pelo Technnion Institute (1993), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e livre-docência pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Desde 2004 é professor RDIDP da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas. Coordenou a comissão de pós-graduação da FCM/Unicamp entre 2014-2018. Atualmente é Visiting Professor no Departamento de Psiquiatria da Universidade de Yale (2018-19). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase nos seguintes temas: saúde coletiva, gestão e subjetividade, saúde mental, planejamento em saúde e políticas públicas, avaliação de políticas e serviços. Foi assessora da Política Nacional de Humanização e da Coordenação Nacional de Saúde Mental/MS. Participa ativamente da formação de médicos e é Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Coletiva. Coordena o grupo de pesquisa Saúde Coletiva e saúde mental: Interfaces desde 2003. Além disso, é orientadora de mestrado e doutorado. Bolsista PQ 2 do CNPq.

Stefano Cobello



Stefano Cobello é professor no Istituto Superiore Carnacina na província de Verona, cidade onde ele nasceu e reside. Doutorando no Instituto Superior de Sociologia, em Sofia (Bulgária) ISSK-BAS, sobre modelos de inclusão escolar de pessoas com deficiência na Europa. Graduou-se em línguas estrangeiras e literatura, primeiro russo e segunda língua inglesa, com uma tese sobre a globalização na Sibéria "Desde os expurgos stalinistas à luta dos xamãs contra a globalização na Sibéria". Paralelamente à atividade de ensino, há mais de 25 anos que ele lida com políticas comunitárias e com a criação e gestão de projetos europeus, conferências, workshops, tendo artigos publicados em todo o mundo, com especial atenção às necessidades das pessoas com deficiência e inovação tecnológica. De 1992 a 1994, foi escolhido pelo Ministério Italiano dos Negócios Estrangeiros como referência regional para o programa Juventude Europeia para a Europa, e coordenou por 5 anos a Fundação Europa Itália para a Inovação de Pequenas e Médias Empresas "EIFE" também BC- NET - Escritório do Centro de Negócios da rede BC-NET da Comissão Europeia. Desde 1998, ele tem estado envolvido na cooperação internacional como um voluntário puro para órfãos na Sibéria, entre o Lago Baikal e a fronteira com a Mongólia www.worldnetalliance.org. Além disso, também fundou e colaborou com várias associações sem fins lucrativos, incluindo a Sinergia di Parma, a Piccoli Mondi www.piccolimondi.org da qual é presidente, a ONG Filomundo www.filomundo.org na Espanha e a fundação para os órfãos da Feira Mundial www.spmir. org. na Sibéria.


Ofertarão minicursos:

Fabiana Cristina de Souza



Fabiana Cristina de Souza, psicóloga e docente. Tem experiência na área de Saúde Pública (Atenção Primária), com a Política de Educação Permanente em Saúde e Saúde Mental. Mestre em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP Bauru).

Simone Peixoto Conejo



Psicóloga na Universidade Federal de São Carlos, campus Lagoa do Sino. Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2014). Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP/SP, 2009). Vice-coordenadora e Tutora do Centro de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas da Região de Sorocaba (CRR-UFSCar/Sorocaba, 2016). Terapeuta Comunitária pela Universidade do Ceará (2011). Terapeuta de Família e Casal pelo Sistemas Humanos/Sorocaba (2011). Professora universitária e supervisora clínica.

Mediadora de roda de conversa:

Maria Fernanda Barboza Cid

 
Profa. Dra. Maria Fernanda Barboza Cid, é professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (DTO/UFSCar) e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCAR (PPGTO-UFSCar). É docente do LaFollia: Laboratório de Saúde Mental do DTO/UFSCar, pelo qual desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da saúde mental infantojuvenil.